quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Como testar a capacidade de armazenamento de pendrives, cartões de memórias e outros dispositivos de armazenamento

Bom amigos, este é meu primeiro post, e como o objetivo do blog é postar problemas enfrentados por mim no laboratório, este foi um dos primeiros após criar o blog, espero que seja de serventia para muitos, apesar de não ser nenhuma novidade sempre é bom compartilhar. Neste primeiro post, vou mostrar pro pessoal como testar a capacidade de pendrives, cartões de memórias, hd´s e vários outros dispositivos de armazenamento, muitas vezes compramos um produto deste tipo e ficamos na dúvida se realmente armazena o que promete, as vezes desconfiamos pelo preço que pagamos pelo produto, pelo tipo de embalagem, pela velocidade de armazenamento/transferência dos arquivos e também apenas por curiosidade. Agora chega de papo e vamos direto ao assunto!


1º) Primeiramente, você vai precisar do programa H2testw, é um software gratuito, muito funcional e prático de ser usado, além de ser pequeno e não precisa de instalação. É compativel com o Windows XP/Vista e Seven, além de testar a capacidade do dispositivo também testa a velocidade média de leitura e gravação.

2º) Já com o dispositivo que você deseja testar já conectado ao PC, abra o H2testw e escolha o idioma English "é mais fácil para entender".

3º) Clique no botão Select Target para poder localizar o dispositivo a ser testado, depois de selecionado clique em OK

4º) Na secão Data Volume escolha a opção "all available space" para testar a capacidade total e clique em Write + Verify.

5º) Uma outra janela chamada H2testw | Progress irá abrir e nesse tempo o programa irá armazenar arquivos e logo depois irá checar a integridade do mesmo. Aguarde, geralmente um dispositivo bom de 2GB aqui levou cerca de 10mins para o fim do teste e um dispositivo "falso ou de má qualidade" levou mais de 1hr para o fim.

6º) No fim do teste, caso o programa retorne uma mensagem parecida com a que esta abaixo fique feliz, porque realmente seu disposito é dos bons e realmente guarda o que promete.

Warning: Only 911 of 938 MByte tested.
Test finished without errors.
You can now delete the test files *.h2w or verify them again.
Writing speed: 5.00 MByte/s
Reading speed: 9.23 MByte/s
H2testw v1.4

Caso ele retorne outra mensagem, bom, ai o jeito é reclamar onde comprou e tentar trocar ou pegar o dinheiro de volta.

Bom amigos é isso, espero que tenham gostado... Abraçosss e até a próxima.

Sobre o Autor:
Jose Donizeth José Donizeth é Técnico em Informática, atuando há mais de 10 anos na área, ja trabalhou em grandes empresas e fundou há pouco mais de 1 ano a Mega Toner na qual oferece soluções adequadas para cada tipo de situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes