segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Diferença entre cartuchos originais, remanufaturado/recondicionado, recarregado, similar e compatível

Bom pessoal, hoje entrou uma cliente na loja procurando cartuchos novos para repor em sua impressora, mostrando alguns modelos originais ela me questionou qual a diferença de cartucho original e compatível sendo que anteriormente tinha comprado um compatível, expliquei a diferença pra ela que vou descrever logo abaixo, porém fiquei pensando em outros "tipos" de cartuchos e em uma breve pesquisa encontrei um artigo do Roberto Palmer no qual vou escrever resumidamente.

1º) Cartuchos Originais: São cartuchos fabricados e comercializados pela mesma fabricante de impressoras.

2º) Cartuchos Recarregados: É como chamam a técnica de apenas inserir tinta no reservatório do cartucho ou toner, sem realizar nenhum tipo de limpeza mais profunda ou troca de peças e hoje ta sendo a mais utilizada por varias empresas de reciclagem de cartuchos, é uma técnica nada recomendada para um serviço de qualidade, mais deixamos isso para outro artigo.

3º) Cartuchos remanufaturados ou recondicionados: É uma técnica pouco utilizada porém a mais recomendada sem dúvidas porém apenas para toners pois cartuchos de tinta não tem peças que desgastam e que possam ser substituidas, aqui abrimos completamente o toner, fazendo toda sua limpeza minuciosamente, trocando algumas peças obrigatoriamente e checando outras peças e trocando-as caso necessário.

4º) Cartuchos similares: São cartuchos novos, não originais, são bem parecidos fisicamente com os originais basicamente uma "cópia", na maioria das vezes são de patentes vencidas.

5º) Cartuchos compatíveis: Novos, não originais, são diferentes fisicamente dos originais até porque os originais são patenteados então se produzirem uma cópia é bem complicado judicialmente, mesmo tendo algumas diferenças são totalmente compatíveis com as impressoras para o qual foram fabricados.

Bom pessoal é isso, espero que tenha esclarecido as dúvidas de vocês.

Sobre o Autor:
Jose Donizeth José Donizeth é Técnico em Informática, atuando há mais de 10 anos na área, ja trabalhou em grandes empresas e fundou há pouco mais de 1 ano a Mega Toner na qual oferece soluções adequadas para cada tipo de situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes